É a primeira oportunidade para a conquista de uma vaga definitiva no mercado de trabalho.
Aumentam, nesta época do ano, as vagas de estágio para os jovens. É a primeira oportunidade para a conquista de uma vaga definitiva no mercado de trabalho.
Existem 227 mil oportunidades de estágio pelo Brasil e, apesar do chamado inevitável das praias, uma parte da garotada trocou as férias pelo curso preparatório pra terminar o verão numa empresa.
A professora Rosana aponta o caminho. E o candidato esbanja confiança.
“Eu gostaria de ser web designer. De fazer sites”, contou André Venâncio Junior, estudante.
André tem 16 anos e a maior urgência. “Você deixa mais pra frente e acaba passando, pode ser tarde demais”, disse.
Cursos de graça, até pela internet, tentam ensinar os jovens a enfrentar o monstro da primeira entrevista. E a hora é essa.
“Muita gente se formou, você tem as vagas em aberto, e o RH está se preparando pra 2013”, afirmou Eduardo Sakemi, coordenador de estágio.
Mas, antes, Jéssica procura um treinamento muito específico. “Não sei se dá pra ensinar como não ficar nervosa. Estou tremendo”, revelou.
A tremedeira, esse nervosismo comum em quem está prestes a estrear no mercado de trabalho, faz ainda mais sentido quando se descobre que as empresas esperam muito dos estagiários. Principalmente porque eles são os funcionários do futuro. Uma pesquisa feita com dois mil profissionais responsáveis pelo recrutamento em todo o Brasil concluiu que a dificuldade de se comunicar é um dos maiores problemas no momento da contratação.
Ao todo, 25% dos chefes reclamam que os estagiários têm dificuldade pra se comunicar. Reclamam que eles têm também dificuldades pra resolver problemas. E falta de foco.
“O jovem hoje, ele quer entrar no mercado de trabalho e já quer ser efetivado e ter um cargo de liderança, num curto período de tempo. A realidade é que ele tem que esperar”, afirmou Erick Sperdutti, coordenador de recrutamento e seleção.
Apesar disso, mais de 65% dos estagiários são contratados. Isso quando ele não é ousado como Fernando que, ainda no estágio, 9 anos atrás, fundou uma nova empresa com os chefes.
“Eles me colocaram um desafio, se você conseguir fazer esse sistema, a gente vai abrir uma empresa e vai vender o produto que você criar. Eu criei o produto cheguei pra eles, falei, agora, eu quero a empresa’”, ressaltou Fernando, sócio da empresa de informática.
E só no ano passado, a empresa de informática do ex-estagiário transformou 19 estagiários em funcionários. Por que Jéssica foi escolhida?
“Porque eu tenho potencial. De venda, de fala”, respondeu a estagiária.
fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário